segunda-feira, 12 de maio de 2014

Continuação - Hidratação para todos tipos de pele

Vamos dar continuidade ao tema "Hidratação para todos os tipos de pele" na sequência estaremos falando sobre a hidratação em pele mista, pele sensível e acneica:

3. Hidratação da pele mista ou combinada

Esse tipo de pele apresenta variações entre as peles oleosa (lipídica), seca (alipídica) e normal, podendo apresentar características diferentes em regiões distintas. As bases cosméticas devem ser suaves, de preferência em gel-creme, a fim de não aumentar a oleosidade nas áreas onde há maior comprometimento.
  
4. Hidratação da pele sensível

Esse tipo de pele tem como característica uma excessiva reação a estímulos internos e externos, podendo apresentar hiperemia difusa ou em placas, prurido, calor, ardor e ressecamento. Pode ser sensível ou torna-se sensível. Deve-se priorizar o uso de produtos hipoalergênicos, sem fragrância e com menor número possível de princípios ativos. Podem-se acrescentar ativos com características calmantes e descongestionantes. Deve estar sempre hidratada para aumentar a proteção contra agressões externas.

5. Hidratação da pele acneica

Deve-se combater os mesmos cuidados com as peles oleosas e sensíveis, evitando-se produtos alergênicos e formulações muito complexas, que necessitam de maior quantidade de substâncias comedogênicas (conservantes). Por se tratar de patologia, os cuidados devem ser sempre em conjunto com médicos especialistas, principalmente nos casos de acne nos grau III e IV. Os cosméticos mais indicados são aqueles que possuem bases veiculares em gel. A hidratação deve ser utilizada após o controle da acne, principalmente nos casos em foram usados medicamentos que ressecam e afinam a pele, como no caso da isotretinoína.

Continuaremos falando sobre pele: Masculina e Negra

Bibliografia


GOMES, Rosaline Kelly; DAMAZIO, Marlene Gabriel. Cosmetologia: descomplicando os princípios ativos.  4 ed. São Paulo: Livraria Médica Paulista Editora, 2013. Pag 195