sábado, 21 de fevereiro de 2015

Proteção Solar, relevante em todas as estações

Quando o assunto é proteger a nossa pele dos efeitos nocivos do sol, nunca é demais de se falar. A excessiva exposição ao sol precipita o processo do envelhecimento da pele e a utilização de filtro solar constante previne o fotoenvelhecimento, mantendo a aparência jovem da pele. A proteção contra os raios UV poderá minimizar e até mesmo reverter os efeitos do fotoenvelhecimento da pele, assim sendo, o filtro solar está presente em várias fórmulas cosméticas, bem como cremes, maquiagens, umidificadores faciais e também em produtos capilares para proteção destas áreas que são as mais expostas.

Segundo Montagner & Costa (2009) as alterações de DNA causadas pelos raios UV são bastante reduzidas quando é feita a proteção adequada. O mais grave problema decorrente da exposição solar é o crescente número de casos de câncer de pele, chegando a mais de um milhão de casos todos os anos.

Devido a isso a Cosmetologia moderna preocupa-se com o nível de proteção dos protetores solares, a proteção deve ser realmente eficaz. O modo correto de aplicação é espalhar com leves toques de forma homogênea na superfície cutânea. Se o produto não for aplicado de maneira adequada sua eficácia ficará comprometida.

O número do FPS é essencial, pois é a partir dele que é calculado quanto tempo um indivíduo pode ficar exposto ao sol utilizando o filtro sem se queimar. Se sem o protetor solar o eritema surge em 15 minutos, com o protetor solar de FPS 10 existe a possibilidade de ficar exposto 150 minutos ao sol sem ocorrer eritema. Para escolha do FPS adequado, utiliza-se a classificação de pele de Fitzpatrick, sendo ela: 

Tipo I - Pele clara, queima sempre e nunca bronzeia, FPS indicado é de 20 a 30. 
Tipo II - Pele clara, queima sempre e bronzeia algumas vezes, FPS indicado de 12 a 20. 
Tipo III - Pele menos clara, queima algumas vezes e bronzeia sempre, FPS indicado de 8 a 12. 
Tipo IV - Pele morena clara, queima raramente e bronzeia sempre, FPS de 4 a 8. 
Tipo V - Pele morena escura, raramente queima e bronzeia sempre, FPS indicado de 2 a 4. 
Tipo VI - Pele negra, raramente queima e bronzeia sempre, FPS indicado de 2 a 4.


A LINHA BIOMARINE, oferece muitas opções de proteção solar com toque e nível de proteção adequado a pele brasileira.